Design,Negócios,Notícias -

Adobe Muse é Oficialmente Descontinuado

Nesta dia 26 foi anunciado através de e-mail e da página oficial do Muse, o encerramento de desenvolvimento de novas funcionalidades para o Muse. A ferramenta ainda terá suporte técnico por mais um ano.

Em sua justificativa, basicamente a Adobe reconhece que o Muse não é uma solução eficaz para nenhum dos casos ao que ele foi proposto no começo e que o público profissional não usa ou não deve utilizar a ferramenta. Ainda recomenda alternativas para caso o usuário tenha um site publicado através deste.

Apesar das boas intenções, o Adobe Muse tentou atingir um nicho que não é próprio da Adobe.

Um anúncio menos importante aconteceu também neste dia 26 de Maço. O Business Catalyst também será encerrado com o prazo do dia 26 de Março de 2020. O anúncio é menos impactante pois o Business Catalyst sempre foi pouco conhecido pelo público geral da Adobe.

O Adobe Muse foi uma ferramenta desenvolvida pela Adobe para fazer sites automaticamente. À medida que o Dreamweaver se fortalecia como uma ferramenta forte de desenvolvimento, para o lado mais automatizado a Adobe seguiu para a linha Edge. O Muse veio junto com a estreia de ferramentas como Adobe Edge Flow, Edge Code (posteriormente se tornando o Brackets), dentre outras.

O Adobe Muse gera códigos pouco semânticos e pouco reutilizável para gerar sites. Por profissionais, os que ainda o usava eram para desenvolver protótipos, o que foi completamente abandonado pelo Adobe XD. Entretanto, há uma comunidade forte de usuários do Muse no Brasil, que usam a ferramenta como uma espécie de WIX para vender sites para pequenas empresas, apoiando um mercado cinza de vendas de serviços por leigos.

Devido a algumas dúvidas, aqui vai a versão traduzida do anúncio da Adobe:


Anúncio sobre o Produto Adobe Muse

Como a Adobe continua a refocar no desenvolvimento de produtos e soluções que ofereçam a nossos clientes o que há de melhor, nós estamos agora anunciando o fim do desenvolvimento de novas funcionalidades para o Adobe Muse CC.

Prazo

Em 26 de Março de 2018 nós iremos lançar o último lançamento com melhorias do Adobe Muse. Nós iremos continuar a oferecer suporte técnico para todas as contas ativas dos clientes do Creative Cloud até 20 de Maio de 2019. Por favor, veja a seção de FAQ e Respostas para mais detalhes.

Cobertura

Adobe vem disponibilizando softwares e serviços excepcionais para nossos clientes. Isso está em nossa natureza de inovar e tentar coisas novas, e esse foi o espírito quando começamos a desenvolver o Muse oito anos atrás. Enquanto nós vinhamos comprometidos com a visão do Muse, nós percebemos tendências na criação de websites que nos fizeram evoluir nossa estratégia:

  • Designers que são ativamente engajados em criar websites e aplicações complexas estão investindo em UX design e conhecimentos em prototipagem enquanto com parcerias com times de desenvolvimento trazem seus designs à vida.
  • Para websites mais simples, notamos os surgimento de criadores Faça-Você-Mesmo (FVM) que utilizam modelos personalizáveis que podem rapidamente criar sites responsivos que podem ser modificados por um designer ou um usuário.

Nós agradecemos nossos usuários e queremos ajudá-los a fazer uma transição suave para outras ofertas da Adobe que possam atender suas específicas necessidades:

  • Se você está construindo websites e aplicações complexas, você pode usar o Adobe XD. Apesar do Adobe XD não gerar código pronto para a web como o Adobe Muse fazia, o XD é uma solução all-in-one que permite o usuário a projetar, prototipar e colaborar com interessados e desenvolvedores para trazer vida a seus websites.
  • Se você está construindo um website para demonstrar seu trabalho criativo, você pode usar o Adobe Portfolio para criar belos websites de portfolio que você pode conectar com a plataforma Behance.
  • Se você está construindo um website de uma página, como um cronologia de fotografias, newsletters ou landing pages, você pode usar o Adobe Spark Page para criar belas páginas da web responsivas com seu estilo único.

FAQ e Respostas

Isso afeta todos os usuários do Muse?

Sim

Qual é o prazo?

O time do Muse irá parar de desenvolver novidades a partir de 26 de Março de 2018. Nós iremos continuar oferecendo suporte técnico para todos os usuários ativos do Creative Cloud até 20 de Maio de 2019.

Eu entendi que não vai haver mais desenvolvimento do Muse, mas o programa irá parar de funcionar em 20 de Maio de 2018 quando o suporte acabar?

Não, a aplicação Muse irá continuar a abrir no seu computador. Você conseguirá continuar editando o que já existe ou criar novos websites com a aplicação, todavia é bem possível que os padrões da web e navegadores continuem mudando depois que a Adobe parar de dar suporte a aplicação. Depois de 20 de Maio de 2019, a Adobe não mais irá entregar atualizações de compatibilidade com MacOS e Windows ou corrigir qualquer bug que possa ocorrer quando for publicar os sites Muse na web.

Que tipo de ajuda e material de suporte poderei esperar no futuro?

O Adobe Muse Microsite continuará disponível para usuários até que o suporte termine em 20 de Maio de 2019. Todavia não haverá inclusões de novos materiais e nem de eventos, tutoriais ou sites do dia. O Muse Widget Directory continuará atualizado com a disponibilidade atual do widget durante esse prazo.

O que vai ocorrer com meu website  construído em Muse? Ele irá desaparecer?

Websites construídos com Adobe Muse continuarão a funcionar na internet no caso de estar em qualquer outra hospedagem third-party, como uma GoDaddy ou Bluehost (por exemplo). Sites hospedados no Business Catalyst deverão ser republicados para outras hospedagens para manter-se funcionando depois de 26 de Março de 2020 quando a hospedagem do Business Catalyst não estará mais disponível.

Eu tenho licenças/downloads de widgets Muse de um dos seus parceiros widgets. Meus widgets continuarão funcionando depois que a Adobe suspender o suporte do Muse?

Isso depende individualmente de cada provedor do widget. Se você estiver fazendo um pagamento anual para um plano de inscrição com eles, você deverá ficar alerta para verificar os planos de suporte oficial para o futuro.

Os widgets que eu comprei de um de seus parceiros irão funcionar com o Bhance Porfolio ou com o Adobe Drewamweaver?

Infelizmente, não. Todos os widgets que foram desenvolvidos para funcionar com o Adobe Muse são apenas compatíveis com o Adobe Muse.

 

Dúvidas?
Entre em um de nossos grupos ou deixe um comentário:

Grupo no Facebook Grupo no Telegram
Entre para o Grupo Design e Programação no Telegram