Design,Notícias -

Adobe XD cheio de novidades anunciadas no AdobeMAX

O Adobe Experience Design, ou simplesmente Adobe XD, já é uma ferramenta extremamente democrática para quem ama design ou simplesmente quer prototipar seus projetos. Isto porque além de estar disponível no Windows, MacOS e extensões para iOS e Android, ainda possui um plano gratuito.

Como já não bastasse ser tudo de bom, a Adobe lançou novas funções neste dia 15 de Outubro de 2018. Funções essas que são de deixar de deixar qualquer Times com cara de Helvetica.

Gatilho por Voz

Com a chegada de novos assistentes para a casa, como o Google Home Hub e o Alexa Echo Show, os designers de interação precisam prototipar também aplicativos que irão responder ao comando de voz. Por isso mesmo, a Adobe introdução uma forma de passar a tela por comando de voz! Veja no vídeo abaixo um exemplo de protótipo do Alexa Echo Show.

Plugins? Temos sim.

Lembra que meses atrás a Adobe abriu um financiamento para quem quisesse desenvolver ferramentas para o Adobe XD (que você ainda pode se inscrever)? Pois é, e aqui está o resultado. A Adobe trouxe diversas integrações, até mesmo com o Slack, Trello e Microsoft Teams, que são ferramentas altamente usadas no ambiente de desenvolvimento.

Animação Automática

Pois é… tem gente que não é muito fã de passar um tempinho animando. Por isso, a Adobe introduziu um sistema de animação automática. Muito similar mesmo ao que a gente vê no Keynote, da Apple. Essa animação automática dá um resultado misto muito bom em elementos da tela, deduzindo o comportamento de cada elemento, para uma melhor transição dos mesmos.

Gatilho de Gesto de Arrastar

Uma das interações mais comuns dos dias de hoje é arrastar algo com o dedinho. Por que não ter isso no protótipo? Agora o AdobeXD tem um gatilho que nos permite arrastar um elemento para servir como gatilho para a passagem para a próxima tela, demonstrando o funcionamento correto daquele elemento.

E o que mais tem?

O Adobe XD ainda trouxe as opções de vincular símbolos, integrar facilmente elementos vetoriais do Adobe Illustrator CC (já havia no Photoshop) e ainda exportar, com alta fidelidade, o protótipo e suas animações, para o Adobe After Effects CC, ajudando o designer a vender mais facilmente sua ideia e criando mockups mais elegantes para apresentação.

O legal é que tudo isso já está disponível, e não só para os assinantes do plano Creative Cloud, como também para quem usa gratuitamente através do plano Starter.

Com notícias do The Blog, da Adobe.