A Netflix anunciou nesta quinta-feira (dia 22) uma nova família tipográfica própria para usar em sua identidade visual.
Perguntado pelo motivo da criação, o designer de marcas Noah Nathan, responsável pelo desenvolvimento da tipografia personalizada, afirma que é uma questão de economia no marketing, além de ampliar o conceito da identidade da empresa.
Com a natureza global dos negócios da Netflix, licenciamento de fontes podem ser muito caras
– afirma Nathan ao blog Its Nice That. E prossegue:
Desenvolver esta tipografia não é apenas criar uma ‘bem’ e um elemento único para estética da marca… Mas economizar milhões de dólares para a companhia todo ano aplicando futuramente suas tipografias de licença própria em muitos espaços digitais de publicidade.
Ainda segundo o Its Nice That, a tipografia foi pensada em estética e funcionalidade, com proporções que seu próprio criador chama de “cinemático” para as maiúsculas e “compacto e eficiente” para as minúsculas. Noah descreve as formas como limpas e neutras, sem excessos ou distrações.
Netflix Sans chega em diferentes pesos (espessuras): regular, light, thin, medium, bold and black.
A criação de tipografias próprias para economias em distribuição na área de tecnologia não é uma coisa nova. A família Arial é uma “cópia assumida” da família Helvetica, que foi encomendada pela IBM e, posteriormente, Microsoft, para não precisarem pagar os royalities do uso também do Helvetica e suas variações(como a Apple fez por anos). Até hoje a empresa do Windows utiliza tipografia própria. Mais recentemente, a Apple também oficializou a família San Francisco e a Samsung o SamsungOne.
.@netflix unveils Netflix Sans, a new custom typeface developed with Dalton Maag > https://t.co/d2YAwIGtTl pic.twitter.com/mBHuQsu5eA
— It's Nice That (@itsnicethat) March 21, 2018
Com notícias do CNBC, Its Nice That e do site Noah Nathan