Mobilidade,Mundo e Política,Notícias -

Projeto eelo: Um Novo Sistema Operacional Mobile Focado em Privacidade

Gaël Duval, conhecido por ser o criador do Mandrake Linux, está encabeçando o projeto de um novo sistema operacional para smartphones.

O Projeto eelo (se escreve em minúsculo) é um fork do LineageOS, variante famosa do Android com módulos de código aberto. A ideia é que o novo sistema operacional seja focado na privacidade e funcione como uma instituição sem fins lucrativos e comunitário, feito com o apoio de diversos desenvolvedores. A ideia é que as novas ROMs sejam disponibilizados em 2018 para diversos aparelhos e novos produtos sejam criados focados nesse sistema operacional já em 2019.

O eelo está sendo apoiado no Kickstarter e já passou dos 200% da meta em apenas 15 dias. Segundo Durval, a Apple tornou-se muito cara, muito chata e está “enlouquecendo com seus produtos”, enquanto o Google se tornou “gigantesca” e está capturando muitos dados dos seus usuários.

Um vídeo do projeto (legendado em português) foi disponibilizado no Youtube.

Gaël Duval acredita que o foco na privacidade e o compartilhamento em mídias sociais do projeto tornará o novo sistema operacional relevante para os consumidores e empresas.  Segundo o analista da Gartner, Tuong Nguyen: “O Google gasta muito tempo e esforços para seus produtos serem fáceis de usar, para te manter dentro de seu ecossistema”.

 

Com notícias do Linux Insider e Kickstarter.

Dúvidas?
Entre em um de nossos grupos ou deixe um comentário:

Grupo no Facebook Grupo no Telegram
Entre para o Grupo Design e Programação no Telegram