Mundo e Política,Negócios,Notícias -

Paul Allen morre aos 65 anos, filantropo e co-fundador da Microsoft

“Allen é mais rico que Deus e Gates é mais rico que Allen”.
Assim Paul Allen é apresentado no documentário da PBS, The Triumph of Nerds.


Morreu na última terça-feira (17/10/2018), Paul Allen, a atual 44ª pessoa mais rica do mundo. Mas, muito mais que isso, Allen será lembrado como um dos ícones da tecnologia da informação e de sua acessibilidade e democracia. Allen foi um dos fundadores da Microsoft, junto com Bill Gates e, posteriormente, Steve Ballmer.

“Um dia, ele veio até mim, insistindo para que eu o acompanhasse até uma banca de revistas. Quando chegamos, ele me mostrou a capa da edição de janeiro de 1975 da Popular Electronics”, disse Gates ao relatar sobre o princípio da Microsoft, sem seu blog, lamentando a morte do amigo.

Paul Allen e Bill Gates foram amigos de escola, de classes diferentes, na Lakeside School, em Seattle. A parceria entre eles, que resultou na fundação da Microsoft, surgiu na faculdade, onde Allen estimulava o amigo a abrirem uma empresa de tecnologia. Ao ver anúncios e matérias sobre o Altair 8080 em revistas especializadas, Paul Allen convenceu Bill Gates a portarem, juntos, um interpretador de BASIC para a máquina de Ed Roberts. Esse foi o primeiro real projeto da Microsoft, fundando em meio a bares e estações de serviços, em Albuquerque, Colorado.

Paul Allen e Steve Wozniak

O interpretador BASIC para o Altair 8080, mostrando uma real funcionalidade do aparelho, também serviu de inspiração para outras máquinas que foram aparecendo no mercado, incluindo o Apple I e II.

Allen ainda esteve dentro da história da Microsoft por anos. Também foi ele quem tinha o contato de Tim Patterson, o criador do Quick and Dirty Operation System (Q-DOS), que deu origem ao MS-DOS, após o acordo com IBM, outrora recusado pela Digital Research.

Paul foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin, em 1982. Após curado não voltou mais a trabalhar na Microsoft, até que em 2000 se absteve do conselho de administração.

Durante sua vida, Paul Allen, recebeu diversos prêmios e fez investimentos em diferentes áreas, envolvendo finanças e tecnologias, engenharia aeroespacial, artes e esportes, chegando a ser até proprietário de um time de basquete, o Portland Trail Blazers. Allen ainda investiu muito dinheiro em filantropia, pesquisas com o ebola, exploração, artes e educação.

Paul Allen faleceu no dia 17 de Outubro de 2018, vítima de um linfoma não Hodgkin, aos 65 anos. Doença que ele lutava já há quase 10 anos.

Bill Gates e Paul Allen
Bill Gates e Paul Allen

Com notícias do CNBC, Express, 12 UP e GateNotes.com

Dúvidas?
Entre em um de nossos grupos ou deixe um comentário:

Grupo no Facebook Grupo no Telegram
Entre para o Grupo Design e Programação no Telegram