Mundo e Política,Negócios,Notícias -
Paul Allen morre aos 65 anos, filantropo e co-fundador da Microsoft
“Allen é mais rico que Deus e Gates é mais rico que Allen”.
Assim Paul Allen é apresentado no documentário da PBS, The Triumph of Nerds.
Morreu na última terça-feira (17/10/2018), Paul Allen, a atual 44ª pessoa mais rica do mundo. Mas, muito mais que isso, Allen será lembrado como um dos ícones da tecnologia da informação e de sua acessibilidade e democracia. Allen foi um dos fundadores da Microsoft, junto com Bill Gates e, posteriormente, Steve Ballmer.
“Um dia, ele veio até mim, insistindo para que eu o acompanhasse até uma banca de revistas. Quando chegamos, ele me mostrou a capa da edição de janeiro de 1975 da Popular Electronics”, disse Gates ao relatar sobre o princípio da Microsoft, sem seu blog, lamentando a morte do amigo.
Paul Allen e Bill Gates foram amigos de escola, de classes diferentes, na Lakeside School, em Seattle. A parceria entre eles, que resultou na fundação da Microsoft, surgiu na faculdade, onde Allen estimulava o amigo a abrirem uma empresa de tecnologia. Ao ver anúncios e matérias sobre o Altair 8080 em revistas especializadas, Paul Allen convenceu Bill Gates a portarem, juntos, um interpretador de BASIC para a máquina de Ed Roberts. Esse foi o primeiro real projeto da Microsoft, fundando em meio a bares e estações de serviços, em Albuquerque, Colorado.

O interpretador BASIC para o Altair 8080, mostrando uma real funcionalidade do aparelho, também serviu de inspiração para outras máquinas que foram aparecendo no mercado, incluindo o Apple I e II.
Allen ainda esteve dentro da história da Microsoft por anos. Também foi ele quem tinha o contato de Tim Patterson, o criador do Quick and Dirty Operation System (Q-DOS), que deu origem ao MS-DOS, após o acordo com IBM, outrora recusado pela Digital Research.
Paul foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin, em 1982. Após curado não voltou mais a trabalhar na Microsoft, até que em 2000 se absteve do conselho de administração.
Durante sua vida, Paul Allen, recebeu diversos prêmios e fez investimentos em diferentes áreas, envolvendo finanças e tecnologias, engenharia aeroespacial, artes e esportes, chegando a ser até proprietário de um time de basquete, o Portland Trail Blazers. Allen ainda investiu muito dinheiro em filantropia, pesquisas com o ebola, exploração, artes e educação.
Paul Allen faleceu no dia 17 de Outubro de 2018, vítima de um linfoma não Hodgkin, aos 65 anos. Doença que ele lutava já há quase 10 anos.

Com notícias do CNBC, Express, 12 UP e GateNotes.com
Paul deserved more time in life. He would have made the most of it. I will miss him tremendously. https://t.co/npPAjGCCsc
— Bill Gates (@BillGates) October 16, 2018
We lost a great technology pioneer today – thank you Paul Allen for your immense contributions to the world through your work and your philanthropy. Thoughts are with his family and the entire Microsoft community.
— Sundar Pichai (@sundarpichai) October 15, 2018
Paul was a truly wonderful, bright and inspiring person—- and a great friend. I will miss him https://t.co/HYhtgZGo8C
— Steve Ballmer (@Steven_Ballmer) October 15, 2018
Our industry has lost a pioneer and our world has lost a force for good. We send our deepest condolences to Paul’s friends, the Allen family and everyone at Microsoft.
— Tim Cook (@tim_cook) October 15, 2018
Very sad to hear of Paul Allen’s passing. His passion for invention and pushing forward inspired so many. He was relentless to the end. My heart goes out to Paul’s family and friends.
— Jeff Bezos (@JeffBezos) October 15, 2018