Desenvolvimento,Programação -
Fim do Flash – O que fazer com minha aplicação Flash?
Vou entrar neste assunto apenas uma vez porque eu vi muitos coleguinhas stressados com isso. Contantemente eu tenho visto perguntas como: “Qual navegador ainda vai rodar Flash?”, “Como faço com a minha aplicação Flex?”, “Tem como converter Flex ou Flash para Javascript”?
O que fazer com meu sistema?
Como você, caro leitor, deve saber, o Flash foi descontinuado de forma pesada e forte em 2021. E não adianta xingar, ficar irritado, ou gritar com a Adobe. O fato é que o ambiente ficou insustentável para a plataforma e correções foram abandonadas já a alguns anos e o suporte oficial também. Como o Flex foi uma plataforma extremamente forte em meados dos anos 2000, muitas aplicações, algumas nem tão antigas assim, e extremamente robustas, foram construídas em cima dele. Isso fez com que, mesmo diante de tanto aviso, muitas desenvolvedoras e desenvolvedores acabaram por não ter condições de desenvolver novas soluções completas que compensassem o fim da tecnologia. Por isso, para ajudar, vou sugerir duas soluções, uma de médio e outra de curto prazo, que pode auxiliar a você resolver seus problemas e continuar mantendo um suporte até ter condições de desenvolver uma solução definitiva.
Solução 1 – Médio Prazo
Em 2011, a Adobe doou o Flex para o Apache, então, desde 2014-2016, eles trabalharam em uma forma de portar o Flex para JS, através do FlexJS. Porém, o projeto do Flex não morreu, ele foi convertido para o Apache Royale. Essa pode ser uma solução a médio prazo para a maioria de vocês que estão tendo essa dificuldade. Pode ser uma solução em curto prazo também, se seu projeto foi bem desenvolvido. Ele usa MXML e AS3 e transpila para Javascript e HTML5 ao invés de Flash.
A página do Apache Royale, junto com seus links, pode ser encontrada aqui:
Solução 2 – CurtoPrazo
O Adobe AIR permite executar Flash em plataforma desktop. Ele teve seus esforços transferidos para o HARMAN, em 2019, uma empresa da SAMSUNG. Você pode simplesmente compilar sua aplicação Flex baixando o SDK do AIR através do link abaixo:
Basta aceitar os termos e baixar. A plataforma continuará sendo mantida pela empresa. Porém, é necessário ficar atento a licença. Em geral, para a maioria dos usuários, a licença gratuita resolverá e sua dependência é por valor de receita.
Update – Solução 3 – Ruffle
Uma solução que tem tudo para ser permanente e até, quem sabe, dar uma sobrevida ao Flash, é o Ruffle. O Ruffle é um emulador de flash player construído em Rust, que pode ser usado para animações e aplicações. O mais legal é que ele pode ser usado não apenas em seu servidor, mas como extensão do navegador ou para quem possui aplicações desktop e não queiram usar o Adobe AIR da HARMAN.
OBS: Eu não tenho NADA a ver com a Adobe, nem a Harman, mas trabalhei por muitos anos com a plataforma Flex e compreendo sua enorme importância e contribuição para o que temos hoje em termos de front-end e UX. Estou postando isso apenas para ajudar.
Caso eu saiba de mais alguma solução, eu vou atualizar este poste. Fica de olho no Facebook / Instagram ou no grupo, que eu sempre atualizo as coisas por lá.