Uma das coisas mais comuns, mas ao mesmo tempo mais chatas de se fazer no CSS é alinhar verticalmente elementos em tela. Existem várias formas de fazer isso. Neste post, vou elencar as minhas formas favoritas de fazer isso.
Alinhamento com Flexbox
Flex é uma propriedade incrível do CSS que permite organizar elementos. Se outrora tínhamos que fazer inúmeras gambiarras com float, o flex nos permite controlar o comportamentos dos filhos de um container. Para centralizar verticalmente um objeto, podemos usar a direção de coluna, em seu container pai.
Alinhamento com position
Com um pouco de matemática, conseguimos fazer um alinhamento vertical com o position absolute. Porém, é importante lembrar que o objeto será flutuante e que seu pai, necessariamente, precisa ser um position relative. O problema de usar esse tipo de alinhamento é que o conteúdo da posição precisa ser fixo. Felizmente, hoje, conseguimos fazer cálculos com variáveis de CSS, o que facilita a forma de implementarmos essa técnica. A vantagem dessa técnica é poder usar, justamente, em ambientes flutuantes que se sobreponham. Porém, caso você não precise que ele se alinhe ao pai, mas à viewport, você pode usar também o position como fixed.
Alinhamento com Grid
Outra forma moderna de alinhar verticalmente é através do uso de grids. A vantagem de usar grids é que o tamanho do conteúdo do elemento alinhado corresponderá ao tamanho da grid que se deseja utilizar. Ou seja, é adaptável de acordo com a viewport, e não referente ao seu conteúdo. Para isso, basta definirmos a quantidade de colunas e linhas que desejamos e estabelecemos onde o objeto alinhado vai iniciar e terminar.
Exemplo de uso (Modal Alinhado ao Centro)
Para mostrar como pode ser usado os alinhamentos, que tal criarmos um simples modal alinhado ao centro da tela?
Um modal é composto por uma cortina que reveste o conteúdo original, seguido de um painel com alguma informação dentro. É convenção de que os modals carreguem essas informações no centro da tela, afim de que a informação fique direcionada e encapsulada, levando, assim, o usuário à uma atenção maior àquela informação. Ou seja, isolar e destacar. O exemplo abaixo foi feito usando a primeira estratégia de alinhamento vertical aqui apresentada, pois, desta forma, o tamanho do modal que vai ser a referência para a centralização. Alguns efeitos foram adicionados para ilustrar melhor.