Design,Notícias -

Adobe Anuncia Plataforma Aberta para Experience Design com o Adobe XD CC

A Adobe anunciou que está abrindo uma plataforma para permitir que usuários, empresas e desenvolvedores criem ferramentas personalizadas para serem usadas com o ecossistema do Adobe XD.

Já disponível para parceiros, a API do Adobe XD agora é aberta para que os desenvolvedores possa adicionar novas ferramentas, automatizar projetos e conectar a ferramentas e serviços comuns aos designers ou específicas para cada projeto.

Junto a isso, o Adobe XD também agora apresenta integração com ambientes de colaboração populares como o Microsoft Teams, Slack e Jira Software Cloud.

“Estamos compromissados como o desenvolvimento de um ecossistema ricos acerca do Adobe XD, para atender as necessidades do designer moderno. (…) Oferecer experiências de usuário atraentes e engajadas é imperativo para marcas, empresas e todos os produtos digitas, e a Adobe está focada em prover aos designers poderosos recursos de colaboração”

Scott Belsky. Diretor de Produto e Vice-Presidente Executivo do Adobe Creative Cloud.

A plataforma aberta estará disponível ainda em 2018, mas a Adobe já vem trabalhando para construir plugins com o XD com parceiros como a Microsoft, Trello, UserTesting, Airtable, Dribble, Sillicon Publishg, Slope, inMotionNow, Astute Graphics, Anima e Google Cloud, além de suas próprias ferramentas como o Behance e Adobe Stock.

Fundo de 10 milhões de dólares para capacitação em inovação criativa

A Adobe também revelou que seu fundo de incentivo ao design, Adobe Fund for Design, criado em Maio deste ano, distribuiu uma grande quantidade  de investimentos para desenvolvedores de UX em todo mundo. Os investimentos iniciais incluíram indivíduos e empresas, com diversos produtos disponíveis ainda este mês:

  • CloudApp – Video, webcam, captura de tela com anotação e criação de GIF através da nuvem.
  • Protoio, Inc., makers of Overflow – Capacita designers a projetar, apresentar e compartilhar bonitos diagramas de fluxo que contam uma história.
  • Stark – Ajuda seu projeto e a construir produtos que são acessíveis éticos e inclusivos.
  • Florian Schulz, Maker of Ratio – Criar ferramentas para integração de tipografia.
  • Precious Design Studio – Um estúdio que ajuda inovadores a modelarem produtos e serviços que as pessoas amem interagir, bem como ferramentas de design como Data Populator e Open Color Tools.
  • Odin Chart – Tyler Wolf é um designer de visualização de dados construtor do Odin Chart, uma ferramenta simples que cria gráficos para produtos digitais e publiccações.
  • Iconscout by Chamestudio – Ícones de alta qualidade, ilustrações e fotos stock em um único lugar.
  • Impekable – Agência digital especializada em experiência do usuário e desenvolvimento de softwares.
  • UI Faces – Avatares para maquetes (mockups) de design.
  • Prototypr.io – Comunide para designers que querem compartilhar seus trabalhos e ficarem atualizados com as últimas ferramentas e novidades sobre design.
  • Modulz – Gerador de código para construção de interfaces gráficas sem a necessidade de programar.
  • Design+Code – O time por traz dos populares cursos de código e dedsign e do plugin Angle.
  • Yummygum – Criar designs belos e experiencias refrescantes para web e mobile.

 

A Adobe também anunciou algumas novidades para o Adobe XD, como facilidade nos workflows, para o processo designer-desenvolvedor e opções de extrair assets.

O Adobe XD está disponível gratuitamente através do plano Start da Adobe ou através dos planos de aplicativo único ou do Adobe CC.

 

Com informações do Abduzeedo e Adobe News

Dúvidas?
Entre em um de nossos grupos ou deixe um comentário:

Grupo no Facebook Grupo no Telegram
Entre para o Grupo Design e Programação no Telegram