Mundo e Política,Notícias -

Linus Torvald pede desculpas por falta de empatia, em carta (e-mail) aberta

No último Domingo (16/09/2018), Linus Torvald publicou, no LKML (Linux Kernel Mailing List) um e-mail cujo assunto estava incluso um “pedido de desculpas”. No e-mail, o criador do Linux afirma que o texto vai ser um pouco longo e que não é uma parte normal das discussões.

No e-mail, Linus busca explicar seu comportamento introspectivo, além de alguns desentendimento recentes, e afirma possuir um desejo honesto em melhorar, em um momento “olhe para você mesmo no espelho”.

“(…)

Esta é a minha realidade. Eu não sou o tipo de pessoa emocionalmente empática e provavelmente isso não é uma grande surpresa para ninguém. Ao menos pra mim. O fato que eu interpretei mal as pessoas e não percebi (por anos) o quão mal eu julguei uma situação e contribuí para um ambiente não profissional não é legal.

Esta semana, pessoas na nossa comunidade me confrontaram sobre minha vida de não entendimento de emoções. Meus ataques infantis em e-mails que foram tanto não profissionais quanto desnecessários.  Especialmente as vezes que eu tornei isso pessoal. Na minha busca por melhorias, isso fazia sentido pra mim. Eu sei que isso não é OK e estou profundamente arrependido.

O que está acima é basicamente um jeito mais longo para chegar a uma dolorosa confirmação pessoal de que eu preciso mudar algumas coisas em meu comportamento, e quero me desculpar às pessoas cujo meu comportamento pessoal magoou e possivelmente as afastou totalmente do desenvolvimento do kernel.

Eu estou tirando um tempo para conseguir alguma ajuda em como entender as emoções das pessoas e as responder apropriadamente.

(…)”

— diz Linus em seu e-mail

Linus Torvald - photo by Alex Dawson
Linus Torvald – photo by Alex Dawson

Linus ainda reforça que isso não é um pedido de aposentadoria, mas sim um aviso de que quer continuar trabalhando e melhorando nos pontos que ele considera que precisa. E deixa claro que está aberto a sugestões e mensagens.

Linus Torvald é um engenheiro de software, criador do projeto Linux e do Git. Conhecido mundialmente, ainda trabalha no desenvolvimento do kernel e é ativo na comunidade.

Você pode ler o e-mail na íntegra (em inglês) direto no site da LKML.

Dúvidas?
Entre em um de nossos grupos ou deixe um comentário:

Grupo no Facebook Grupo no Telegram
Entre para o Grupo Design e Programação no Telegram