Design,Mobilidade,Notícias -

Photoshop é lançado oficialmente para iPad

No dia 4 de Novembro de 2019 aconteceu o Adobe Max. Trata-se do evento da Adobe em que ela apresenta novas funcionalidades para seus principais programas e anuncia novos serviços e tecnologias.

Dentre as novidades apresentadas surgiu um novo velho aplicativo para mobile, especificamente para iPad: o Photoshop.

Há alguns anos a Adobe prometeu o lançamento de uma versão completa e integrada do seu aplicativo principal no desktop para o iPad. Finalmente esta hora chegou e, apesar de estar com as principais funcionalidades do Photoshop está ainda longe de ser a versão igual ao que encontramos hoje em nossos computadores. Junto com o anúncio do Photoshop, a Adobe ainda anunciou o Illustrator para o iPad e atualizações para o Adobe Fresco, seu app de pintura digital.

Otimizado para o toque e para o lápis

À primeira impressão, o Photoshop parece ser mais similar a uma versão CS6 (o que não é ruim), no quesito funcionalidades, do que seguindo com a CC, porém com uma interface mais amigável ao toque e bem mais similar as aplicações universais da mesma como o Adobe XD e a atual versão do Lightroom.

Essa falta de recursos fez muitos usuários se decepcionarem, como pode ser visto nas já dezenas de reviews encontrada na AppStore. Todavia, é bem provável que a Adobe esteja fazendo o mesmo que fez com o Lightroom, que é começar com uma versão mais modesta e, aos poucos, com o passar de lançamentos, torna-la a opção principal, lançando, posteriormente, essa mesma versão também para desktop. Podemos prever isso pois havia uma menção a uma versão web para Photoshop no site de Prerelease da Adobe, tal como há hoje uma versão web do Lightroom, o que fomenta a lógica de que a Adobe adotou essa estratégia.

Ferramentas Similares

De fato, a Adobe apresenta seu Photoshop como possuindo ferramentas similares e de fácil assimilação para usuários desktop. A manipulação de camadas, sobreposição, recortes, etc. está tudo lá, otimizado e melhorado para o funcionamento com os processadores da Maçã.

Porém, algumas opções tiveram que ficar de fora ou com mais passos para chegar nelas, para garantir a funcionalidade com o dedo ou Apple Pencil.

Trabalhe em qualquer lugar

Sem dúvida, o principal ponto aqui é dar liberdade para o criativo, para que ele possa desenvolver seus projetos em qualquer local. Por isso que a integração entre os aplicativos da Adobe é reforçada. A ideia é que você possa manipular o mesmo arquivo no seu iPad ou no seu computador e tudo sincronizado na nuvem.

Isso já está introduzido na nova versão apresentada do Photoshop para desktop, mas certamente você vai precisar de uma boa conexão e franquia de dados.

O Adobe Photoshop for iPad já pode ser baixado na AppStore.

Não há informações sobre uma possível versão para Android.

Já o Illustrator para iPad ainda não tem data de lançamento definida.

Dúvidas?
Entre em um de nossos grupos ou deixe um comentário:

Grupo no Facebook Grupo no Telegram
Entre para o Grupo Design e Programação no Telegram