Design,Design,Notícias -

Tendência: Pantone define Illuminating e Ultimate Grey como cores do ano de 2021

Cores do ano da Paontone

Todo ano a Pantone, maior empresa do mundo no ramo de sistemas de cores, elege as cores que serão usadas para representar o ano seguinte.

A ideia da empresa é, principalmente, criar um catálogo a fim de representar as tendências para o ano seguinte. Catálogo este criado pela The Pantone Color Institute, que busca utilizar de padrões e tons que são significativamente mais globais e genéricos em termos culturais, sobre o que se esperar do ano seguinte.

No ano de 2019, definiu-se que a cor que movimentaria o ano de 2020 foi o Classic Blue (19-4052):

As Cores de 2021: Otimismo e Força

Diante da maior crise sanitária da era moderna, a Pantone sugere que as cores de 2021 deverão representar o casamento entre otimismo e força, e escolheu como suas representantes as cores PANTONE 13-0647 Illuminating (similar ao amarelo canário) e o PANTONE 17-5104  Ultimate Gray (similar ao cinza elefante).

Cores do Ano Pantone

“Ao combinar PANTONE 17-5104 Ultimate Grey e PANTONE 13-0647 Illuminating para ser nossa cor Pantone do ano em 2021, destacamos como dois elementos diferentes se unem para expressar uma mensagem de força e esperança, que é ao mesmo tempo duradoura e edificante, transmitindo a ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa, é sobre vários”. — disse Laurie Pressman, vice presidente da Pantone Color Institute. — “Elas comunicam uma compreensão mais profunda da importância dos relacionamentos e da necessidade que temos uns dos outros. A união dessas duas cores diferentes mostra a força e o otimismo que resultam da junção de diferentes ingredientes”.

Exemplos cores pantone

É importante salientar que Pantone é uma empresa privada e seus sistemas são proprietários, então você não deverá encontrar atualizações em paletas automatizadas em aplicativos como GIMP e Inkscape, mas nada impede que você crie suas próprias paletas manualmente, replicando as cores, ou até encontre algumas na internet feitas por terceiros.

Todavia, as cores e assets já estão disponíveis em serviços como o Adobe Stock e Freepik Premium:

Algumas variações de paletas usando as cores Pantone 2021 já estão disponíveis publicamente no Adobe Color. Dessa forma, já é possível usar as cores em novos projetos através da Creative Cloud, no Adobe XD, Illustrator, Photoshop e InDesign, além de plataformas para projetos de mídias sociais e vídeos, nos dispositivos móveis.

Brasil

No Brasil, através do Twitter, algumas pessoas tem manifestado reações sobre a decisão da Pantone.

Com informações do da Adobe, Dezeen, Freepik e Pantone.

Dúvidas?
Entre em um de nossos grupos ou deixe um comentário:

Grupo no Facebook Grupo no Telegram
Entre para o Grupo Design e Programação no Telegram