Notícias,Programação -

Windows ganha Terminal – Uma opção ao PowerShell e CMD

Foi apresentado nesta segunda-feira (06/05), através do canal oficial Windows Developer, um novo terminal para o Windows 10. O objetivo é melhorar a produtividade em relação à soluções como Prompt de Comando, PowerShell e WSL (porém integrado entre estes).

O novo Windows Terminal poderá ser baixado e atualizado direto pela Microsoft Store, no Windows 10, não estando diretamente ligado ao Windows Update.

Vídeo de apresentação, que sugere um leiaute muito similar ao Windows Aero.

Similar aos terminais que vemos em Unix e Linux, o Windows Terminal trará suporte a múltiplas abas e podem ser integradas tanto aos comandos nativos do Windows como às soluções de subsistemas que já estão disponíveis na loja (WSL).

O Windows Terminal será acelerado por GPU a partir do sistema de renderização do DirectX, com um objetivo de criar uma qualidade na tipografia superior ao atual comportamento do ClearType. Com isso, também será possível incluir diferentes tipos de símbolos e glifos, tal como emojis; o que nos leva a crer que a Microsoft pretende mudar seu padrão de ISO para Unicode. Ainda, este terminal trará uma nova fonte, de código aberto.

O novo Windows Terminal quer entregar uma quantidade muito alta de personalizações e ferramentas, além de poder ser criado múltiplos perfis, para facilitar o uso. O mais interessante na verdade é que todo Windows Terminal está disponibilizado em código aberto no Github.
https://github.com/Microsoft/Terminal

A versão preview do Windows Terminal ficará disponível pela Windows Store durante o inverno brasileiro, deste ano. Sua versão 1.0 está programada para ser lançada no verão brasileiro, mas com possibilidades de ter seu lançamento adiantado.

Mais informações sobre ele, você pode encontrar no devblogs, da Microsoft:
https://devblogs.microsoft.com/commandline/introducing-windows-terminal/

Dúvidas?
Entre em um de nossos grupos ou deixe um comentário:

Grupo no Facebook Grupo no Telegram
Entre para o Grupo Design e Programação no Telegram